quinta-feira, 24 de maio de 2018

Mau hálito- Causas e prevenções








Nestes dias, ao vender uma ração para gato, o cliente aproveitou e fez uma pergunta: O meu gato está com mau hálito, é normal isso?. Eu disse naturalmente que não e que seria necessário procurar um veterinário. Não respondi errado, de fato pode ser uma doença de estômago, por exemplo. Mas me senti mal por não saber naquele momento mais informações que poderiam ajudar aquele cliente antes do mesmo sair à procura de um veterinário.
Por isso, pensando nesse caso, procurei um veterinário e fiz essa mesma pergunta, a qual responderei neste post! o mau hálito é caso comum tanto em cães como em gatos. Mas não é normal! É mais um caso em que devemos ficar de olho em nossos pets!
Separamos algumas causas de halitose que costumam ser as mais comuns:

1.Higiene bucal

Sim, assim como nós seres humanos, os pets podem sofrer de gengivite ou tártaro,que são problemas comuns em um possível descuido. Caso seja de fato comprovado que o problema seja de falta de manutenção da higiene bucal, o veterinário pode indicar escovações diárias e outras soluções odontológicas, mas antes será necessário fazer uma limpeza bucal completa.

2.Infecções bucais

Um problema um pouco mais complicado, não? Pois é, elas podem acontecer na mucosa do animal, nas dobras labiais e em outras partes. Neste caso, além de uma limpeza bucal, o veterinário poderá receitar também antibióticos para a recuperação.

3. Doenças gastrointestinais

Alguns tipos de cânceres e obstruções intestinais podem causar um forte mal hálito em cães e gatos. O alargamento do esôfago pode trazer grandes problemas também, uma vez que o odor da comida retorna afetando até mesmo a respiração do animal. O veterinário poderá executar um longo tratamento.

4. Alimentação

Você sai de casa para trabalhar e com certeza se você trabalha em período integral, põe ração para o seu cão ou para o seu gato de manhã. Mas o que acontece depois? E quantas horas ele fica sozinho durante o dia? Quando voltará a alimentá-lo de novo? Faça essas perguntas para si mesmo e poderá refletir mais sobre o que seu pet faz enquanto não está em casa. Fique atento à sinais de lixo revirado ou se o animal está comendo as próprias fezes. Ao alimentá-lo, use somente ração e produtos recomendados.

5. Diabetes

Cachorros também tem diabetes?? Sim, com certeza. E o mesmo exemplo se aplica aos gatos. A diabete deixa o hálito dos bichos bem forte! É possível perceber até um odor adocicado, mais conhecido como odor Cetônico. Então, dobre a atenção com animais acima do peso ou que não se alimentam de forma correta.

6. Insuficiência Renal

Os animais também podem sofrer de problemas renais. Neste caso  a halitose vem forte, junto com outras problemas como excesso ou ausência de urina. Deve-se observar o comportamento do animal, que gradualmente vai se mostrando cada vez mais triste.

E agora... a prevenção!!
Todos os casos citados acima tem como principal indicação, a procura de um veterinário. Porém existem algumas coisas que podem ser feitas para evitar tais problemas de halitose. Se possível, desde pequeno acostume seu pet a escovação. Aos poucos, acostume o animal a se ambientar com a escova de dentes e com produtos específicos. Ofereça brinquedos de corda ou nylon, utilize petiscos que colaborem com a higiene bucal e também é válido usar aditivos caseiros como chá de erva-doce, gengibre e salsa. A alimentação deve ser feita sempre com ração.
Gostaram do post? Então preste atenção na nossa dica: acesse o site:https://www.maximopetvirtua.com.br/ e confira as nossas opções de petiscos que ajudam a combater Halitose no seu bichinho de estimação!

Obrigado e atè o próximo post!

Escrito por Rodrigo Barbosa




Nenhum comentário:

Postar um comentário